No início de 2013 comecei a sentir dores constantes na região cérvico-toráxica. Não sabia as causas e muito menos o diagnóstico para aquele incômodo muscular que passou a ser diário. Com o passar do tempo a dor começou aumentar de intensidade e de duração. Parecia insuportável conviver com aquilo. Durante um ano e meio, passei por diversos médicos, fisioterapeutas, acupunturistas, osteopatas e quiropratas; sem contudo chegar a um tratamento eficaz ou, pelo menos, um diagnóstico preciso. Foi então que, em julho de 2014, através de pesquisas pela internet, encontrei o “Centro de controle da dor – Clínica Singular”.

marcelo

Desde o início fiquei muito impressionado pelo tratamento e atenção recebidos. A amabilidade, respeito e atenção dispensados por todos os profissionais envolvidos é realmente impressionante. Todos te tratam pelo nome, sabem do seu caso, atentam-se para detalhes da sua condição, da sua medicação, etc. Após esta excelente impressão inicial, também fui positivamente surpreendido pela abordagem multidisciplinar da dor praticada na clínica. Com o Doutor Charles Amaral, recebi explicações sobre o verdadeiro significado da dor crônica. Passei a entender como o quadro de dor crônica gerava irritabilidade, depressão, e criava um ciclo vicioso e progressivo de debillidade e aumento da dor. Também me foram dadas instruções a respeito da necessidade de trabalhar a dor crônica com fisioterapia, psicologia e intervenção medicamentosa.

Com o Doutor Rodrigo Vasconcelos, fisioterapeuta da Clínica, tive um ótimo acompanhamento para o fortalecimento muscular das costas indo em direção a um equilibrio muscular que, a medio prazo, eliminava uma das grandes causas da dor. Em poucas semanas já pude notar uma significativa melhora do tonus muscular e consequente redução da dor. 

Com o Doutor José Luiz Siqueira, psicólogo da Clínica, passei a ter sessões semanais nas quais, aos poucos, pude me conscientizar sobre a minha condição física e também sobre a maneira como determinados pensamentos e formas de interpretar o quadro de dor crônica reforçavam o ciclo da dor e inviabilizavam a minha melhora. Com uma abordagem plural e inovadora, unindo terapia cognitivo-comportamental com técnicas de meditação dentre outras, com diversos testes analíticos, quantitativos e qualitativos, recebi o último subsidio que faltava para a minha completa reabilitação.

Na atualidade, praticamente não sinto nenhuma dor durante todo o dia. Reverti completamente meu estado de depressão. Voltei ao meu trabalho e já produzo a contento. E ainda, desenvolvi uma saudável rotina diária que pretendo levar para toda a vida que inclui meditação, alongamento, caminhada e continuidade no fortalecimento e equilibrio muscular.

Imensamente agradecido,

Marcelo Ribeiro.

Equipo Interdisciplinario

 

Dra. Gabriela de Lima Freitas

Dra. Gabriela de Lima Freitas

Psiquiatra y acupuntora.

 

 
Ana Paula Cachola Carvalho

Ana Paula Cachola Carvalho

Psicóloga.

 

 
José Luiz Dias Siqueira

José Luiz Dias Siqueira

Psicólogo.

 

 

 

Sílvia Maria Bordignon da Costa

Sílvia Maria Bordignon da Costa

Enfermera.

 

 
Raquel Valentim

Raquel Valentim

Enfermera.

 

 
Luciana Magri

Dra. Luciana Magri

Nutricionista.

 

 

 

Dr. Rodrigo Antunes de Vasconcelos

Dr. Rodrigo Antunes de Vasconcelos

Fisioterapeuta.

 

 
Juliano Xidieh

Juliano Xidieh

Fisioterapeuta.