DRG é a sigla em inglês para Dorsal Root Ganglion, ou Gânglio da Raiz Dorsal, em português. Esse gânglio, ou agrupamento de corpos celulares, se situa na raiz dos nervos que transportam informações sensoriais para o cérebro. Em outras palavras, DRG é a área que conecta os nervos à coluna cervical.
Indicação
A Radiofrequência de DRG Cervical é indicada para pacientes com dor radicular na região cervical, ou seja, uma dor originária de uma irritação nos nervos que carregam informações sensoriais de vários tecidos da região cervical para a medula.
O procedimento é indicado quando o médico de dor identifica o diagnóstico clínico de dor radicular cervical e reconhece o segmento da região cervical que está sendo mais afetado. Ao todo, a região cervical possui 7 segmentos, indo da vértebra C1, que sustenta o crânio, até a C7, que fica logo acima da região torácica.
O que é Radiofrequência Pulsada?
Radiofrequência pulsada é um tratamento considerado bastante seguro e com bons resultados a longo prazo. Uma corrente elétrica é enviada intermitentemente através de uma fina agulha até um local próximo ao nervo que transmite a informação de dor. Essa corrente elétrica modifica o comportamento dos nervos de dor que estão hiper-reativos, trazendo alívio para o paciente. A grande vantagem da radiofrequência pulsada é que os nervos não são destruídos.
Quanto tempo é necessário para o procedimento?
A radiofrequência em si costuma ser realizada em menos de uma hora, mas o procedimento total requer algumas horas, desde sua preparação até a liberação final do paciente.
Como é realizada a radiofrequência pulsada de DRG?
Antes de qualquer conduta, o seu médico irá lhe explicar os detalhes sobre o procedimento e a equipe lhe oferecerá um termo de consentimento. Todo o procedimento é realizado no centro cirúrgico do Singular, em Campinas (SP).
O paciente é colocado na posição supina (face voltada para cima) em uma mesa cirúrgica. O aparelho de fluoroscopia (raio-x) guiará o médico durante todo o procedimento, para determinar o ponto em que a agulha do aparelho de radiofrequência deve ser posicionada.
Antes de inserir a agulha de radiofrequência, uma pequena dose de anestésico é administrada na pele do paciente. Sedação não é necessária para este procedimento, porém se você estiver sentindo muita ansiedade, consulte seu médico.
O médico então insere uma fina agulha e a posiciona no seguimento da região cervical onde suspeita que seja a origem da dor. Em seguida, a corrente elétrica será aplicada de maneira intermitente. Essa corrente deve causar uma sensação de formigamento ou reproduzir a sensação de dor que você sente. Seu médico lhe perguntará sobre estas sensações, pois através dessas informações, ele poderá conferir se está realmente no local adequado.
O que eu posso esperar deste procedimento?
A radiofrequência pulsada é considerada um procedimento extremamente seguro e eficaz. É esperado que o paciente sinta alívio das dores por um tempo prolongado. No entanto, os efeitos não são instantâneos. Alguns pacientes começam a sentir mudanças a partir da primeira semana após o procedimento. Outros, demoram de 3 a 4 semanas para começar a sentir algum alívio das dores. Algumas pessoas relatam piora da dor nos primeiros dias. Isso é esperado, está relacionado ao próprio procedimento e costuma durar poucos dias.
Fontes:
http://www.windsorpaincentre.com/Leaflets/PulsedRadiofrequency.pdf
http://pain-consultant.co.uk/pdf/Dorsalrootganglioninformation.pdf