Para quem tem enxaqueca, entender melhor esta condição é fundamental. Pouca gente sabe que a crise de enxaqueca tem quatro fases, cada uma com seus próprios sintomas em potencial. Nem todo mundo experiencia todas as fases, pois cada caso tem suas características particulares. Conheça no post de hoje essas quatro fases e saiba quais são seus principais sintomas potenciais.
FASE 1 – PRÓDROMO
Esta fase inicial pode começar horas e até dias antes de uma crise. Cerca de 30 a 40 % das pessoas com enxaqueca passam por essa fase, que pode ser útil no sentido de alertar que uma nova crise está se aproximando. Alguns dos sintomas potenciais são:
- Constipação
- Dificuldade de se concentrar
- Fadiga
- Bocejos constantes
- Aumento da sede
FASE 2 – AURA
A aura pode acontecer antes ou até durante a enxaqueca. Costuma afetar apenas 25% dos pacientes. Trata-se de um sintoma ligado ao sistema nervoso. Mais comumente, são distúrbios visuais, mas também podem ser sensações táteis ou de movimento. Os sintomas começam gradualmente e duram de 20 a 60 minutos. São exemplos de sintomas desta fase:
- Enxergar formas, pontos de claridade ou raios de luz
- Perda de visão
- Sensações de agulhadas nos braços ou pernas
- Sensação de dormência na face
- Ouvir barulho
- Movimentos descontrolados
FASE 3 – CRISE DE ENXAQUECA
Se não tratada, a crise de enxaqueca costuma durar de 4 a 72 horas. A frequência com que elas ocorrem variam muito para cada pessoa. Os principais sintomas são:
- Dor latejante e pulsante geralmente de um lado, mas pode ocorrer em ambos os lados da cabeça
- Sensibilidade a luz, sons
- Piora com atividade física
- Confusão
- Tontura
- Náusea/vômito
- Visão turva
FASE 4 – PÓSDROMO
Muitas pessoas relatam uma sensação de “ressaca” após a crise de enxaqueca. Essa sensação é a quarta fase da enxaqueca, conhecido como pósdromo. Os sintomas costumam durar algumas horas, ou até poucos dias:
- Fadiga
- Diminuição da capacidade cognitiva