enxaqueca associada a estar acima ou abaixo do pesoTanto a obesidade como estar abaixo do peso são condições associadas com um maior risco de enxaqueca. Essa foi a conclusão de uma meta-análise que reuniu os resultados de 12 diferentes estudos, abordando um total de 288.981 pacientes. O estudo, realizado por pesquisadores do Departamento da Universidade John Hopkins, foi publicado na versão online de abril do periódico Neurology.

Os resultados do estudo apontam que obesos têm uma chance 27% maior de ter enxaqueca. Já pessoas abaixo do peso apresentam chance 13% maior de enxaqueca. No estudo, foi considerado obesidade um índice de massa corporal de 30kg/m² ou mais. Já abaixo do peso foi definido como um índice de massa corporal menor do que 18.5 kg/m².

Os autores apontam que são necessárias mais pesquisas para poder determinar se a perda de peso pode diminuir o risco para enxaqueca. Outra questão importante é que ainda não é claro como a composição corporal afeta a enxaqueca. Uma hipótese é que o tecido adiposo secrete diversas moléculas que podem ter um papel importante no desenvolvimento da enxaqueca. Outros fatores a serem levados em conta são as mudanças relacionadas a atividade física, medicações ou outras condições como depressão e ansiedade desempenhando um papel no desenvolvimento da enxaqueca.

Para ler o artigo original, clique aqui.