Um estudo publicado no Journal of Experimental Orthopaedics aponta que pacientes com dor lombar radicular tratados com bloqueio peridural com lisado de plaquetas relataram melhoras significativas em seus níveis de dor.
O objetivo dos autores do estudo foi desenvolver um tratamento que oferecesse alívio da dor por um período maior do que o bloqueio peridural com corticoide. Uma das soluções pensadas pelos autores foi a utilização do lisado de plaquetas, que é obtido através da liberação dos fatores de crescimento das plaquetas. O resultado é um soro rico em fatores de crescimento.
O estudo retrospectivo usou dados de 470 pacientes com dor lombar radicular que foram tratados com o bloqueio peridural com lisado de plaquetas. Pacientes com sintomas contínuos receberam mais de uma injeção. Na media, cada paciente recebeu de uma a três injeções ao longo de alguns meses.
Comparados com os dados iniciais, após o procedimento, os pacientes reportaram níveis menores de dor e pontuações mais altas no questionário de função.
Para acessar o estudo original, clique no link: https://www.researchgate.net/publication/321291332_The_use_of_lumbar_epidural_injection_of_platelet_lysate_for_treatment_of_radicular_pain