biopsicossocialNos dias 12 e 13 de setembro, acontece a primeira edição do curso Abordagem Biopsicossocial no tratamento de pacientes complexos com dor. O evento teve uma grande procura desde os primeiros dias de divulgação e já está com todas as vagas preenchidas. Os organizadores já anunciaram uma nova edição para os dias 21 e 22 de novembro.

A iniciativa do curso, inédito no Brasil, marca a parceria entre profissionais da fisioterapia e da psicologia/psiquiatria do Singular e do Instituto Wilson Mello. O curso é voltado para fisioterapeutas interessados em trabalhar com pessoas com dor crônica e aborda as questões psicológicas e sociais envolvidas na experiência de dor. Através de atividades teóricas e vivenciais, os professores do curso vão treinar os participantes a identificar estes fatores e também a utilizar recursos terapêuticos para lidar melhor com tais aspectos em sua prática clínica.

Os professores do curso são os fisioterapeutas Bruna Pilz, Paulo Teixeira e Dr. Rodrigo Vasconcelos, os psicólogos Ana Paula Cachola Carvalho e José Luiz Dias Siqueira e a psiquiatra Dra. Gabriela de Lima Freitas. Em janeiro deste ano, os organizadores do evento, Bruna, Paulo e José Luiz estiveram na Universidade de Keele, na Inglaterra, para participar de um curso internacional voltado à identificação e tratamento de fatores biopsicossociais de pacientes com dor. O curso foi promovido pelos criadores da ferramenta STarT Back Tool, um questionário desenvolvido para fisioterapeutas poderem identificar fatores psicossociais. Além disso, os profissionais de Keele desenvolveram um método clínico voltado especificamente para o que chamaram de pacientes complexos, ou seja, com questões psicossociais influenciando a experiência de dor e o seu tratamento. É baseado neste trabalho que o curso brasileiro foi desenvolvido.

Para os fisioterapeutas que se interessarem em participar do curso em novembro, clique no link e acesse as informações: http://iwmello.com.br/cursos2015/paginas-cursos.php?id=2869