28028298 sA artrose, também chamada de osteoartrite, é a condição crônica mais comum nas articulações, afetando cerca de 30% da população com mais de 50 anos. Qualquer articulação no corpo pode ser afetada, porém os locais mais comuns são joelhos, quadris, coluna lombar e pescoço além das pequenas articulações dos dedos das mãos e na base do polegar.

As cartilagens são firmes e cobrem as terminações de cada osso, proporcionando uma superfície suave e deslizante para o movimento das articulações e também atuando como um amortecedor entre os ossos. A osteoartite acontece pela degeneração dessas cartilagens, causando dor, inchaço e dificuldades de locomoção.

A artrose acomete pessoas de todas as idades, porém é muito mais comum em pessoas acima dos 65 anos. Os fatores de risco mais comuns, além da idade, são obesidade, lesão anterior das articulações, uso excessivo da articulação e fatores genéticos. Sabe-se que pessoas que durante muito tempo fizeram esforços físicos repetitivos têm uma chance maior de desenvolver o problema. A osteoartrite é bastante comum em atletas.

Os sintomas da artrose costumam ser mais intensos no começo da manhã ou após o repouso e têm um desenvolvimento lento. Começam bem leves, passando quase despercebidos, e vão piorando gradualmente ao longo do tempo.

Com a intensificação dos sintomas, as pessoas com osteoartite costumam se queixar de dificuldades para realizar as atividades diárias. Andar, subir escadas, dirigir ou até mesmo arrumar a cama passam a ser tarefas complicadas. Muitas pessoas acham que os sintomas e a incapacidade são inevitáveis e acabam não buscando tratamento. Com isso, as limitações vão ficando cada vez maiores e a qualidade de vida vai diminuindo.

Apesar de não haver uma cura para a artrose, há muitos aspectos que o tratamento pode proporcionar no sentido de reduzir a incapacidade e o incômodo e aumentar a qualidade de vida. Alguns objetivos possíveis do tratamento são promover alívio dos sintomas, como dor, inchaço e rigidez e aumentar mobilidade e flexibilidade.

Diversos estudos apontam que atividade física regular é um dos principais recursos no tratamento da osteoartrite. Exercícios simples, como fazer uma caminhada ou alongamentos podem reduzir a dor, aumentar a mobilidade e ainda ajudar a manter um peso saudável. O excesso de peso sobrecarrega as articulações, portanto, manter uma dieta equilibrada e controlar o peso corporal são atitudes extremamente benéficas.

Quanto às medicações e procedimentos, os recursos mais usados são os analgésicos, anti-inflmatórios e corticoides. A Medicina Intervencionista da Dor conta com recursos bastante eficazes no controle da dor, como os bloqueios anestésicos com corticoides e as injeções de ácido hialurônico. Outro recurso que vem apresentando resultados surpreendentes em diversas pesquisas em centros de referência mundial é o PRP – Plasma Rico em Plaquetas.

A fisioterapia também é um recurso essencial no tratamento da artrose, contando com diferentes recursos e exercícios especiais para o aumento da mobilidade e alívio dos sintomas. Em alguns casos em que a incapacidade é grande e a vida se torna muito restrita a Psicologia pode ser um recurso importante no sentido de ajudar a pessoa a lidar com as dificuldades e voltar gradualmente a se engajar em atividades importantes e significativas para sua vida.