charlesMal o ano começou e Dr. Charles de Oliveira já tem bons motivos para comemorar. Ele acaba de receber a certificação internacional em procedimenso guiados por ultrassonografia para o tratamento de dor. Trata-se do CIPS (Certified Interventional Pain Sonologist), oferecido através de uma parceria do WIP (World Institute of Pain), e a  WAPMU (World Academy of Pain Medicine Ultrassonography). Dr. Charles é o segundo brasileiro a conquistar essa certificação. O primeiro foi o anestesiologista Dr. Thiago Nouer.

Dr. Charles prestou o exame para a certificação no dia 5 de dezembro, no Miami Anatomical Research Center (MARC), em Miami. O exame foi composto de 100 questões de multipla escolha, 3 procedimentos demonstrativos e 2 discussões de casos clínicos. Em 27 de dezembro foi confirmada a sua aprovação.

A conquista da certificação foi fruto de um ano de muito trabalho e aprendizado para Dr. Charles, que foi buscar conhecimento em diversos países. Somente em 2015, ele esteve em Nashville, Miami, Budapeste e Pretória, participando de aulas e workshops para aprender o que há de mais atual em termos de procedimentos realizados com Ultrassonografia para o manejo da dor.