novo alvo de tratamentoPesquisadores da Universidade da Philadelphia descobriram um novo alvo para a dor crônica, o que pode levar a medicamentos mais eficazes no futuro. Os pesquisadores, liderados pelo Dr. Mathew Dalva, inestigaram um processo chamado fosforilação e seu impacto na dor crônica. A fosforilação é um processo biológico muito comum em que há mudanças em uma proteína em decorrência de um estímulo externo. A nova descoberta foi publicada na edição de julho do periódico PLOS Biology.

Pesquisas anteriores já haviam apontado que um receptor celular chamado N-metil-D-aspartato (NMDA) tem um papel importante no processo de cronificação da dor. Neste novo estudo, foi identificado um segundo receptor que também tem um papel crucial.

Através de uma série de testes em laboratório, os cientistas identificaram que o receptor Efrina-B é modificado fora da célula em reposta a um estímulo doloroso. Esse processo de fosforilação externa à célula faz com que a Efrina-B se ligue ao NMDA. Essa ligação altera a função do receptor NMDA, levando a pessoa a ter uma maior sensibilidade à dor. Assim, uma das diferenças entre a dor crônica e a dor aguda, relacionada a uma lesão particular, é que a dor crônica está relacionada a uma disfunção celular.

Para uma célula funcionar corretamente, as proteínas devem estar adequadamente localizadas. O que este estudo mostra é que na dor crônica, o processo de fosforilação move os receptores celulares, causando disfunção celular e dor patológica.

Um aspecto importante do estudo é que os pesquisadores testaram químicos capazes de bloquear a relação sinérgica enter Efrina-B e NMDA em ratos. Ao interromper a comunicação entre os dois receptores, a dor parou. Quando eles foram reconectados, a sensibilidade voltou.

O principal autor do estudo, Dr. Dalva, explicou que como este processo ocorre fora da célula, este se torna um alvo mais fácil para a ação de futuros medicamentos que visem interromper este processo. Os pesquisadores acreditam que este pode ser um importante avanço na medicação para dor crônica.

Este texto teve como fonte o post “New drug target could change chronic pain medication”, do site Medical News Today.

Para ler o artigo original em inglês, clique aqui http://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.2002457