Dor provocada pela inflamação da bursa.
O que é Bursite?
Bursite é uma condição dolorosa provocada pela inflamação da bursa. As bursas são pequenas bolsas cheias de fluido lubrificante, que ficam localizadas entre os tecidos de ossos, músculos, tendões e pele. Há mais de 150 delas ao longo do corpo humano e a função dessas bolsas é diminuir o impacto e o atrito entre estas estruturas.
Onde é mais comum ter bursite?
Os locais em que a bursite é mais comum são: ombro, cotovelo e quadril, mas também é possível acontecer no joelho, calcanhar ou dedo do pé. Em comum, nestas articulações, costuma haver movimentos repetitivos.
Como acontece?
A bursite acontece principalmente por causa de movimentos repetitivos em uma articulação específica ou ainda, devido a uma lesão repentina. Outro fator de risco é o estresse ou inflamação causados por outras condições, como artrite reumatoide, gota ou artrite psoriática.
A idade é um fator importante, pois ao longo do tempo, os tendões tendem a ficarem menos elásticos e a tolerarem menos estresse. A bursite é mais comum em adultos, principalmente acima de 40 anos.
Oferecem risco para a bursite atividades e trabalhos que costumam ter movimentos repetitivos ou possíveis lesões, como jardinagem, carpintaria, pintura, esportes como tênis, golfe e esqui.
Prevenção e Tratamento
Para prevenir a bursite recomenda-se uma atividade física que aumente gradualmente a intensidade e as repetições. Nada que sobrecarregue as articulações.
O tratamento pode envolver repouso e proteção da área afetada, gelo e anti-inflamatório. A fisioterapia pode ser um recurso essencial para promover o retorno das atividades e alívio da dor. Para dores que não tiveram alívio com os recursos mais tradicionais, a Medicina Intervencionista oferece opções de procedimentos minimamente invasivos, como os bloqueios anestésicos com corticosteróides, que costumam trazer alívio rapidamente.