Um estudo de revisão buscou responder a esta pergunta. O resultado foi publicado no periódico Mayo Clinic Proceedings, no dia 1º de setembro deste ano. Em muitos casos de dor crônica, a combinação de diferentes recursos aumenta muito a eficácia do tratamento. Os recursos complementares, como yoga e acupuntura, têm demonstrado ótimos resultados, principalmente quando aliados a recursos como medicações e procedimentos da Medicina Intervencionista da Dor.
Para o estudo, foram avaliados ao todo 105 ensaios clínicos publicados nos últimos 50 anos sobre diferentes métodos de alívio da dor que fazem parte dos chamados recursos complementares, alternativos ou medicina integrativa. Os pesquisadores do estudo foram liderados pelo Dr. Richard Nahin, epidemiologista principal do Centro Nacional para Saúde Integrativa e Complementar (NCCIH), dos Estados Unidos. Segundo ele, o objetivo principal da pesquisa foi prover informação relevante e de alta qualidade para profissionais e pessoas que sofrem de dores crônicas.
Entre os recursos avaliados, os pesquisadores encontraram em geral resultados promissores para yoga, tai chi, massoterapia e técnicas de relaxamento (incluindo meditação). Essas abordagens foram avaliadas especificamente para cinco diferentes tipos de dor: dor na coluna, dor no pescoço, dores de cabeça em geral, enxaqueca e fibromialgia. Os melhores resultados foram encontrados nos seguintes tratamentos:
- Acupuntura e yoga para dor nas costas
- Acupuntura e tai chi para artrose do joelho
- Massoterapia para dor no pescoço
- Relaxamento para cefaleia e enxaqueca
Referência do estudo original: Nahin RL, Boineau R, Khalsa PS, Stussman BJ, Weber WJ. Evidence-based evaluation of complementary health approaches for pain management in the United States.(link is external) Mayo Clin Proceedings. September 2016;91(9):1292-1306.