Os sistemas implantáveis são ótimos exemplos de como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada no desenvolvimento de recursos para o controle da dor. As bombas de infusão intratecal de fármacos são procedimentos indicados para dores de difícil controle, principalmente na dor oncológica.
No sistema de infusão intratecal de fármacos, um cateter é colocado no espaço intratecal da coluna do paciente. Também chamado de espaço subaracnóideo, o espaço intratecal é uma área cheia de fluidos que se situa entre a camada mais interna da medula (pia-mater) e a camada intermediária (aracnoide). Este cateter é ligado a um reservatório computadorizado, posicionado abaixo da pele.
O reservatório computadorizado é abastecido com analgésico e permite o controle da infusão do medicamento na coluna do paciente ao longo das 24 horas do dia. Através de um equipamento programador, que funciona por controle telemétrico, é possível programar exatamente como será o fluxo da medicação ao longo do tempo.
Um aspecto importante é que a potência do analgésico ao ser infundida na região intratecal é 300 vezes maior do que se o medicamento fosse administrado via oral. Com isso, é possível utilizar uma dose muito menor de analgésico, reduzindo o risco de efeitos indesejados.